Com isto, apresento uma forma individual de conhecer os diversos BUILT-IN TYPES do python. Eis uma pequena lista de funções a conhecer:
- list()
- int()
- str()
- tuple()
- dict()
- set()
- float()
- print()
- range()
Para as conhecer precisamos de introduzir um comando no interpretador chamado de dir(). Isto servirá para mostrar todos os atributos de uma função. Exemplo:
Abre-se o interpretador(IDLE) e imprime-se o seguinte:
>>>dir(list)
['__add__', '__class__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dir__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__iadd__', '__imul__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__mul__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__reversed__', '__rmul__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', 'append', 'clear', 'copy', 'count', 'extend', 'index', 'insert', 'pop', 'remove', 'reverse', 'sort']
>>>
Estes métodos delimitados por underscores são reservados. Não servem para escrever nos módulos.Os únicos atributos que se usam quando se chama as funções nos módulos são os que não contém underscores. E estes, são sempre antecedidos por um nome. Vou dar um exemplo:
>>>lista = [1, 2, 3, 4, 5]
>>>print (lista)
[1, 2, 3, 4, 5]
>>>lista.append('6')
>>>print (lista)
[1, 2, 3, 4, 5, '6']
Portanto, conclui-se que o atributo append adicionou uma string('6') à lista(que é uma variável). Ou seja, cada atributo tem a sua função. Também, a melhor forma de ver como se delimita uma função {list() = []; set() = (); float() = 0.0; dict() = {}; stri() = '', etc...} é:
>>> lista = list()
>>> lista # chamar a variável 'lista', que recebeu a função list()
[]
>>> x = int()
>>> x # chamar a variável 'x', que recebeu a função int()
0
>>> y = float()
>>> y # chamar a variável 'y', que recebeu a função float()
0.0
>>> dic = dict()
>>> dic # chamar a variável 'dic', que recebeu a função dict()
{}
...
PS.: O caractére '#' no python indica o ínicio de um comentário. Os comentários servem apenas para guiar ou ajudar a perceber o que o programador codificou no módulo. Também se pode usar para outra coisa qualquer, pois é apenas um comentário e o interpretador não lé as linhas ou espaços que contenham um '#' a anteceder.
Com a ajuda da documentação do Python 3.5.0 presente no site, explorem os tipos e funções. Comecem por estas básicas, e exploram também as palavras reservadas
Sem comentários:
Enviar um comentário